18 de agosto de 2008

E agora o filme...

Olá!
A pedido de muitos estamos a tentar adicionar alguns dos clips de noticiários que apareceram na televisão aqui ao blog. Tenham paciencia porque nem eu nem o Miguel somos muito dextros nisto das novas tecnologias!!

Podem encontrar mais fotografias e links para noticiários de aventuras anteriores no site www.openwaterportugal.com

15 de agosto de 2008

Parabéns Nuno!!!! Conseguiste!!!


Olá a todos,

O Nuno chegou à Costa Francesa ao fim de umas sofridas 11 horas e 36 minutos (ainda sujeito a confrmação oficial).

Todo o caminho muito enjoado e a vomitar de tempos a tempos, o Nuno bem sofreu para conseguir concretizar este sonho, que é não só dele mas meu também e de todos nós.

Estive a noite toda a acompanhar pelo blog e agora de manhã falei com o Pascoal. Desde as 7 da manhã que não conseguia dormir mais e fiquei a saber que estava muito perto mas que não ter nada no estomago dificultou imenso esta travessia.

Sabia que haviamos os dois de conseguir esta aventura.

Parabéns Nuno por teres chegado mas sobretudo por teres lutado contra as tuas próprias forças ao longo de tanto tempo.

Agora vou poder passar pelas brazas mais um bocadinho.

Um abraço a todos

Miguel Arrobas


14 de agosto de 2008

Todos a torcer pelo Nuno

Chegou a vez do Nuno.
Pois parece que a saída para o mar está prevista pelas 22horas. Isso quer dizer que terá de nadar umas boas horas às escuras durante a noite, mais do que aquelas que eu tive de fazer durante a minha travessia. Mas estou muito certo de que isso não o vai fazer abrandar na sua conquista do Canal da Mancha. Cá ficamos todos a torcer e que tudo corra bem e que de manhã a começar o dia tenhamos boas noticias.
Um abraço
De todos os Arrobas

O regresso da delícia do mar!

Bom dia!
O Miguel vai aparecer no programa "Você na TV" hoje de manhã! Pois é o Goucha não podia perder esta oportunidade de conversar com a "delícia do mar"! Quando percebermos como tentaremos meter aqui pelo menos os links aos clips de televisão.

10 de agosto de 2008

A ultima mensagem do meu Pai antes de voltar a Portugal

Meu muito querido e adorado Miguel
Tem sido assim que tenho começado todas as cartas que escrevo a cada um dos netos no dia em que é baptizado. Também acabas de ter o teu baptismo. Um outro. O de fogo: depois dos exercícios e treinos, a batalha. Que ganhaste.
Devias ter sido recebido em França com música de Claude-Achille Debussy, se possível com a peça a que ele chamou "Diálogo do Vento e do Mar", e, de regresso a Inglaterra com os acordes de uma das marchas de "Pompa e Circunstância" de Edward Elgar.
Amanhã, em Lisboa, deviam estar no aeroporto todas as chamadas Forças Vivas da Nação, que alem de te darem a medalha de Mérito Desportivo te deveriam dar a Torre e Espada, de Valor, Lealdade e Mérito, a mais alta condecoração Portuguesa, que só se deve dar a um verdadeiro Herói, e, claro, com o Hino Nacional em fundo. Ou, como apaixonado que és por música barroca, talvez uma tocata para cravo, do português Carlos Seixas, e uma tocata, porque é uma das formas musicais que deve ser interpretada por um só músico, já que também foi sozinho que ganhaste a tua batalha.
A dar chutos numa bola, há milhares pelo mundo fora, centenas em Portugal. Mas tu fizeste o que muito poucos fazem no mundo, e, em Portugal, só um:TU.
E só espero que os nossos que estão nas Olimpíadas, saibam de ti e isso os faça redobrar as forças para também ajudarem a tornar Portugal, Maior.
Mas também sei, como teu Pai, que embora me possa apetecer pedir o Mundo para o meu Filho, o meu Filho é suficientemente Grande e Humilde para não querer nada disso e lhe bastar o Amor de Deus e o Carinho e o Amor de todos nós que também o amamos tanto. Haverá medalha maior que a de ter no peito a da "Ordem do Amor"? Sabemos, na nossa família, que não. E todos nós sabemos que foi por Amor que venceste e te venceste.
Sei que duas Associações recebem contributos teus, pelo esforço que fizeste. Obrigado meu Filho por saberes dar, por te saberes dar, e, tal como o poeta Carlos Queiroz pergunta no começo de um dos seus poemas, "Menino, queres ser meu Mestre?", também eu faço a mesma pergunta, disposto como estou a continuar a aprender contigo, como fiel admirador e discípulo.
Continua a ser o Homem que tens sido, porque como alguém disse "primeiro sê Homem e depois sê Anjo".
E como na letra de um um fado, "e se não fosse pecado, queria-te mais do que a Deus".

Mil beijos, meu Querido

Pai

8 de agosto de 2008

Após a Mancha

Ao final de um dia de muito descanso cá estou eu para vos dar o meu relato pessoal do dia 7 de Agosto 2008.

Tudo começou logo cedinho, quando o meu despertador tocou à 1h10m. Já o Manel, o Pedro e a Mariana tinham tratado de deixar tudo arrumado perto da porta antes de se deitarem para que a saída fosse o mais célere possível.

Choveu, e bem, durante os 25 minutos que demorámos de carro para Folkestone. Chegámos ao porto pelas 02h e pouco e já lá estava o Fred, a Observadora, Anne Sloane, e outro Observador que era para seguir com outro nadador (que acabou por não aparecer). O Hugo e o Pedro da TVI chegaram nessa altura também.

O Fred perguntou-nos se queriamos ir nessa noite. AS previsões indicavam que o vento poderia levantar à tarde, mas a Mariana interrompeu-o dizendo que por essa altura esperávamos estar despachados. A verdade é que as previsões na Mancha nunca são muito fiáveis, mesmo a uma distância só de meio dia. Tinhamos de fazer uma decisão e tinhamos de viver com a decisão que fizessemos.

Decidimos ir. Entrámos todos para o barco e quando chegámos perto da praia de Samphire Hoe o Fred fez sinal para eu começar com os preparativos. Todos estavam animados e bem dispostos quando atirei-me à agua e nadei os 100m para a praia (regra imprescíndivel do Canal da Mancha é começar em terra e acabar em terra), fiquei uns minutos de costas para o barco, rezei uma Avé Maria, dei o sinal de início de prova e atirei-me ao mar, ainda os relampagos da tempestade iluminavam esporadicamente as falésias claras de Dover. Eram 03h58m. Noite cerrada.


Às 04.45 tive o meu primeiro abastecimento e já se notavam abertas de céu mais claro entre as nuvens. Na próxima paragem, 30m mais tarde, já era dia e pude "despir" os light sticks que levava atados à cintura.

Eram cerca das 8h00 quando numa paragem me disseram que tínhamos ultrapassado outro nadador e que um terceiro se avistava um pouco mais ao largo. Vim a saber mais tarde que um destes acabou por desistir, o outro ainda nadava quando nós voltámos para Inglaterra mas não sei se terá completado a prova - estavam ambos com pilotos da outra associação.

A certa altura enjoei bastante e por alguma razão não conseguia sequer pensar nas barras energéticas que normalmente utilizo para "descansar" do gel. Acabei por me alimentar sempre à base do gel, com água ou goldrink (bebida isotónica), chá e ocasionalmente banana e frutos secos.

A tempestade desapareceu com a luz do dia. O céu encobria de vez em quando e caía uma chuvinha, mas por volta das 9h da manhã caiu uma autêntica carga de água. Ficou tal maneira reduzida a visibilidade que temi que o fred me quisesse tirar da água. Felizmente este velho lobo do mar conhece tão bem o temperamento volátil da Mancha que isso não o assustou.

Várias vezes cruzei-me com barcos que me faziam sentir fisicamente muito pequeno embora aumentassem o sentido da grandeza deste desafio. Os ferries passavam a mil à hora, mais lento mas mais bonito foi o Navio Escola Holandês que passou a poucas dezenas de metros. De todos estes só tive de dar passagem a um último no final do segundo corredor de tráfego, mais perto de França, um cargueiro "roll on-roll off" que parecia uma torre de prédios flutuante! Meteu respeito!


A chegada a França, frustrante porque só consegui ver terra na última hora do trajecto, foi emocionante. A corrente da maré a vazar puxava-me para sul e tive de redobrar os esforços para certificar que mantinha o rumo e não falhava o Cap Gris Nez, senão teria de nadar pelo menos mais uma hora até conseguir por o pé em terra.


Os golfinhos (mais tarde identificados como Harbour Porpoises) não os vi mas percebi pela a excitação a bordo que algo fora do normal estava a acontecer. A Mariana depois escreveu no quadro o recado e fiquei muito contente por sentir que até aqui tinham aparecido, reforçando o meu sentido de dever como Embaixador do Ano do Golfinho, de divulgar a importância da conservação e protecção destas maravilhosas criaturas.

O "Samallen" acabou por ficar a cerca de 500m da costa Francesa, o Fred e o Pedro (cameraman da TVI) acompanharam-me nas últimas braçadas a terra num bote a remos, mas mesmo assim a corrente impediu-os de se aproximarem muito.

Não existem palavras para descrever a emoção que foi sentir aquelas rochas debaixo dos meus pés! Levantei-me mas ainda tinha água pela cintura. Trepei para um segundo calhau e entre adrenalina e frio nem senti os cortes na perna e palma da mão. Consegui. Cheguei.

Agora tinha de voltar. Mais um mergulho, mais umas braçadas. O Fred parecia tão atrapalhado com a corrente no bote que acabei por voltar a nado para o "Samallen". Ao chegar perto icei a bandeira que esvoaçava no vento que entretanto tinha levantado e subi para o barco, para os braços da minha equipa.

A volta, já todos sabem, foi demorada devido a uma avaria sofrida logo no início da minha prova. Não foi a viagem de barco mais agradavel, entre enjoos e frio ao fim do dia, nem a chegada a Folkestone foi a ideal (a maré estava a vazar de tal forma que nem conseguimos chegar às escadas do porto no bote e tivemos de descalçar e ir a pé naquele lodo nojento!). Mas não interessa. Foi a minha chegada, e foi assim.

7 de agosto de 2008

Mission Accomplished


Samphire Hoe - Cap Gris-Nez: 9h30m


Right now that and this photo are all we have the energy to say. Let me have a shower and a chocolate and I will come return to the keyboard to share a few moments with all of you!

Before I go a HUGE thank you to everyone. The strength of your support carried him through the weaker moments of greatest exhaustion. This achievment is yours as well.

Atrasos e avarias

Fosse a tecnologia tão fiável quanto o nosso Miguel, e o nosso herói mais a sua equipa de apoio já estariam no conforto do Pub, a descansar e a recompor as energias.

Mas o barco avariou, e por isso só chegaram a Inglaterra perto das 21h, para desespero de todos.

Certamente o Miguel e a Mariana poderão dar notícias pessoalmente muito em breve.

Imprensa

A notícia que fiz para a Renascença está aqui.

Na barra da direita dessa página encontrarão links para notícias anteriores, sigam para ouvir os comentários do Miguel antes de partir. Nesta notícia temos os comentários dele à chegada.

A mesma notícia, mais completa, sai no Página 1 ao fim do dia de hoje (www.pagina1.pt)

Sei que o Miguel falou para vários órgãos de imprensa, por isso fiquem atentos.

A TVI acompanhou o percurso todo e esperamos que saia uma peça no telejornal das 20h

CHEGOU! HE'S ARRIVED!

9h e 30m foi o tempo que o Miguel precisou para completar a travessia.

Foi o melhor tempo do ano até agora, e meia hora menos do que o melhor que ele esperava conseguir.

Parabéns Miguel! Orgulhas-nos a todos!


Nine and a half hours. That's a record for 2008, and blows the Portuguese record out of the water!

Congratulations Miguel, we are all very proud!


Filipe

(P.S. Obrigado a todos os que estão a deixar comentários. Como estes são moderados, é preciso vir ao blogger permitir a sua publicação, o que não posso estar sempre a fazer. Compreendam, por isso, que possa haver algum atraso para eles aparecerem on-line.)

Mais hora menos hora...

E o Miguel estará em França.

São estas as últimas indicações, vindas directamente do barco de apoio, onde já se vomitou um total de 9 vezes, pelo que me apercebi.

Se continuar a este ritmo, o Miguel baterá o objectivo que ele próprio traçou de 10 horas. Essa hipótese está a entusiasmá-lo e dar-lhe força para continuar.

Força Arrobas!


Just about an hour to go!

If things keep going as planned, Miguel will beat the 10hr goal he set for himself before travelling to England. This news is giving him the strength he needs to keep going even harder.

Mariana says the landscape is perfectly visible and one can almost smell the onions...

Maybe the smell of onions will keep her from throwing up a 5th time...

9 km

É esta a distância que separa o Miguel do seu destino.

Continua tudo a correr bem! Força Miguel

No barco de apoio é que as coisas estarão um pouco mais complicadas, segundo a Mariana.

Alguns enjôos, presume-se.

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This is the distance between Miguel and his objective!

All is still going well.

It seems there is a bout of seasickness onboard though...

Filipe

And he's off!

Miguel started swimming at 4 am last night.

That means he's been in the water for about 5 hours now which, if all goes according to plan, should mean he's about half way.

Mariana texted me just over an hour ago to say that all is well. He's going strong and has even overtaken two other swimmers, one of whom seemed to be giving up.

Fingers crossed!

Filipe (Mariana's brother)

Já está no mar!

Aqui está o texto que acabei de fazer para o site da Renascença. Recebi mensagem da Mariana há pouco mais de uma hora a dizer que estava tudo bem, o Miguel até já ultrapassou outros dois nadadores (um dos quais parecia estar a desistir), e continua em bom ritmo.
Filipe (irmão da Mariana)

Português nada neste momento Canal da Mancha

Pela primeira vez em mais de 50 anos um atleta português procura completar a prova rainha da natação mundial.

O nadador Miguel Arrobas encontra-se desde as 4h00 nas águas do Canal da Mancha. O atleta português espera juntar o seu nome ao rol dos que conseguem atravessar as águas do Canal a nado, repetindo a proeza de Baptista Pereira em 1954, até hoje o único português a completar a prova.

A prova de Miguel Arrobas começou ainda durante a noite, por indicação do piloto do barco de apoio, para aproveitar as melhores condições, mas a hora madrugadora implicou algumas horas de natação durante a noite.

Esta era uma situação já prevista pelo nadador quando este falou à Renascença, antes da partida para Inglaterra: “Nós temos que sair com as melhores marés, e com as melhores condições climatéricas, e isso pode calhar às duas ou às quatro da manhã. Acontece várias vezes, e por isso vamos equipados com uns “sticks” florescentes para que o barco de apoio nos possa ver dentro de água”.

São 34 quilómetros em linha recta que separam a costa inglesa da francesa, uma distância que Miguel Arrobas espera conseguir nadar em cerca de dez horas. “O Baptista Pereira fez 12 horas e 50 minutos, ora fazer melhor que ele já seria bom. Nós temos apontado a fasquia para as dez horas, mas tudo depende do mar que apanharmos”.

As regras obrigam a que a travessia do Canal da Mancha seja feita individualmente, pelo que Nuno Vicente, outro português que se tem treinado com Miguel Arrobas para este feito, apenas se deve lançar ao mar durante a próxima semana.

Com cerca de 5 horas de prova já concluídas a informação que nos chega é de que o atleta continua em bom ritmo, com os pensamentos postos na margem continental do Canal da Mancha.

A aventura começou!

Eram quase 4h da manhã quando o Miguel, depois de nadar até à costa, nos deu sinal de partida! Está bem escuro mas ele começou com todo o ânimo!
Por volta dasz 7h voltamos a actualizar!

An encouraging message from one of Miguel's heroes

"Dear Miguel,
Major General Tim Toyne Sewell tells me that you will shortly be swimming the English Channel to raise funds for UWC.
I write to wish you the best of luck!
It is a wonderful swim. Do not forget to enjoy the view. When you have swum about 3 hours, stop, and look back at the beautiful white cliffs of Dover. Then swim across the traffic separation schemes. And you are nearly home.
Remember each stroke you take is one stroke closer to France! And if it gets tough, don't forget that it is always easier to carry on than it is to give up.
I hope to be in London next week (I am not 100% sure) but if you are up, please call. I would like to hear how it went.
Best wishes Lewis Gordon Pugh"

Thank you so much Lewis! And best of luck in the North Pole!!

It is now 1am, absolutely pouring down outside and we just had a thunderstorm pass by. We'll see if the calm after the storm is sufficient for Miguel's swim.

6 de agosto de 2008

Ultima mensagem do meu pai antes da partida (para esta batalha que se avizinha com esta enorme massa de água)

À semelhança do que tem acontecido nestes dias em que tenho estado longe a preparar esta enorme aventura, o meu paizão escreveu-me mais uma das suas histórias. O que me espera é uma dura batalha, não contra um inimigo poderoso, mas contra este mar que tanto amo e que tanto me tem feito pensar. É numa parte deste mar imenso do nosso planeta que espero amanhã pensar na minha familia e em todos aqueles que tanto me têm apoiado ao longo destes tempos e em todos ganhar a força para conseguir acabar a travessia.
Aqui vai a história escrita pelo meu pai na certeza de que em tudo o que escreve é inspirado pela minha mãe.
Até amanhã

Do Pai:
O dia da batalha aproxima-se e por isso hoje vou socorrer-me de uma conversa entre Cambises e o filho, o grande Ciro, ainda não era ele rei da Pérsia.

Os Assírios preparavam-se para invadir os Medos e Ciaxares, irmão de Mandane, mãe de Ciro, pediu ajuda aos Persas. Ora Ciro já sabia que para merecer o epíteto de bom guerreiro não bastava saber desfechar o arco, lançar o dardo, conduzir um cavalo, mas, sim, nas ocasiões difíceis não se deixar vencer pelas vigílias e pelo cansaço.

Mas não deixou de ouvir o pai, Cambises, que insistiu em o acompanhar até à fronteira.
"- Filho - disse-lhe Cambises, quando marchavam par a par - é evidente que os deuses nos são propícios. Não é também a tua convicção? Estou persuadido, pois, que estás habituado a interpretar pelos sinais celestes a vontade dos deuses, e nisso me esmerei a instruir-te para que não ficasses à mercê dos arúspices (que previam o futuro), que são muitas vezes uns pantomineiros que explicam os prodígios ao sabor dos seus interesses e compadrios.

- Meu pai - respondeu Ciro - farei sempre o possível por grangear a proteção dos deuses e merecer os seus celestiais avisos. Lembra-me ouvir-te dizer que a maneira de ser ajudado por eles era não esperar a hora adversa para lhes fazer as rezas e encomendações. Na prosperidade é que tais votos são meritórios. E quem diz os deuses, diz os amigos.

- Muito bem - aprovou Cambises. - mais uma razão para agora ires confiado e te felicitares de oportuno procedimento para com os deuses altíssimos.

- Sim, meu pai, estou convencido que sou ajudado pelos deuses.

-Não te esqueças também dos conselhos que sempre te dei: o homem instruído leva sempre a melhor ao ignorante; o trabalhador ao preguiçoso; o sensato ao temerário. Tem ainda sempre presente ao espírito que os deuses apenas concedem seus favores aos humanos na medida em que são dignos deles."

Pois meu adorado Miguel, foi com histórias que Xerazade conseguiu, nas 1001 noites, vencer e vencer-se. Vai-te contando histórias ao ritmo das tuas fortes braçadas. Eu por cá, também vou fazendo das histórias que me conto e te conto, a maneira de passar o tempo, e de fazer do tempo, o tempo do nosso reencontro, nas praias da nossa alegria feitas do nosso amor.

Se calhar há quem não entenda estas histórias, nem porque as vamos contando um ao outro. Mas há tantas coisas que os outros não entendem!

Lembras-te daquela frase de Virgílio, na Eneida, que pus no princípio das "Cartas e Outros Contos"? Pois dizia "Si forte virum quem conspexere, silent!" E que numa tradução poderá dar "se encontram um verdadeiro Homem, emudecem!"

Sê sempre o verdadeiro Homem perante quem, os outros emudecem.

Um beijo, feito deste silêncio que grita quanto nos amamos.

Pai

Miguel Arrobas is "GO"

O Fred acabou de ligar e entre risos convidou-nos para ir ter com ele a Folkestone às duas da manhã.
Parece que temos luz verde. Esperemos que as condições não se alterem entretanto.

Fred just called and has given us the go-ahead for tomorrow. Fingers crossed that conditions will hold steady. Now we have to get busy packing bags and preparing sandwiches.

All in the hands of the Gods...and Fred!

This morning we headed straight out to Folkestone to meet up with Fred. It was a beautiful day, with barely a breeze and the water seemed to stretch out calmly towards a French coast that hoverd mysteriously in the distant sea mist. Miguel is really champing at the bit and compared with the conditions we saw the last few days we were all wondering if Fred wasn't just being evil by not letting Miguel swim today!


We arrived at Folkestone harbour to find the "Samallen" leaning to on the mud. It was the peak of low tide and there was no water to be seen anywhere, just the gulls bickering on the mudflat! And this is one of the reasons we did not go out today. As Fred explained, showing us the tide tables, todays tides were amongst the highest and tomorrow the difference in water height between high and low tide starts to drop.



This affects the swim by influencing the force of the water which moves into the Channel when the tide is rising (imagine it coming in from Northern Spain and sweeping up towards Belgium) and then moves back out as the tide falls. The tide apparently influences the swim much more than the wind does in the sense of forcing a swimmer off course. Later as Miguel trained on Folkestone beach this was more than obvious - he took 19 minutes to swim the length of the beach against the tide and 8 to cover it in the other direction!

Meanwhile the Portuguese TVI crew arrived in Folkestone yesterday evening and met with us down in the Harbour to film Fred and Miguel and prepare a piece to send back for tonight's 8 o'clock news.

All we are waiting for now is Fred's call around 7.30pm on whether we will get the go ahead for tomorrow or not. If so then we shall report for duty at Folkestone harbour at 2am of the 7th and Miguel will take his first stroke around 3am. It's really not as bad as it sounds as the sky begins to light up around 4am and sunrise is soon after 5am so most of the swim will be during the day. It also means that we should get back in time for a reassuring pint at the Mariner's before dinner!

And frankly, that is pretty important too!

Atenção à Primeira Reportagem

Hoje de manhã fomos directamente a Folkestone encontrar o Fred para conversarmos sobre as condições e possibilidades de partida nos próximos dias.
Ele é muito simpático e lá nos esteve a explicar a razão de não seguirmos hoje, embora esteja um dia lindíssimo com o sol a brilhar e a costa Francesa a jogar às escondidas na nebulina marítima.

O problema é que hoje foi o dia com a maior amplitude de marés, ou seja a diferença de altura da água na maré vazia para a cheia é de quase 7m!! Amanhã esta amplitude já começa a baixar para pouco mais de 6m.
Porque e que isto é importante? Porque significa que a força da maré vai diminuindo ao longo dos próximos dias o que significa menor desvio de rota para o Miguel. Segundo o Fred esta força é mais significativa do que a do vento.
Aliás, como podem ver pelas fotografias aqui do "Samallen" a força com que a água sobe quando a maré enche. Passaram 40min entre a primeira e a segunda fotografia.


Também já cá estão o Hugo e o Pedro da TVI que aproveitaram para filmar um bocado da conversa do Miguel com o Fred (que ficou todo contente pensando que aparece no mesmo noticiário que o "Chris-tee-ano Roh-nahl-doh"). Esta reportagem deve aparecer já hoje no Jornal Nacional da TVI.
Foram connosco depois para a praia de Folkestone onde o Miguel treinou durante uma hora, mais ao menos, e pôde medir a força do auge da maré, demorando cerca de 19 minutos para atravessar a praia num sentido (contra a maré) e 8min para voltar!


Agora resta-nos descansar, empanturrar o Miguel com massas várias e ir preparando algumas coisas para a eventualidade de o Fred nos dar o OK para amahã dia 7. Se for esse o caso teremos de estar em Folkestone a embarcar pelas 2 da manhã (sim viram bem! DUAS DA MATINA!!). O que vale é que pelas 4 já começa a luz e o sol espreguiça os seus primeiros raios lá p'rás 5.

O mais importante é continuar a sentir o vosso apoio que tem dado uma força tremenda e este nosso campeão.



O próximo post será após a resposta do Fred.


PS Um grande beijinho de parabens à Margarida e ao Miguel pelo dia de hoje!!

5 de agosto de 2008

Postponed!



What a bummer!! Fred rang aroun 7.30pm to let the wind out of our sails! Apparently the tide and wind combination tomorrow won't be as favourable as we had hoped so our plans are being postponed to Thursday, possibly Friday.
We knew all along that this was part of the game, an integral part of the stress associated with attempting to cross the Channel and we also know that if anyone can recognize Channel conditions, that man is Fred Mardle.
Still, the adrenaline let down is pants.

Keep an eye on this blog though to find out more details of how things are going! This is a photo of the support crew (Mariana, Pedro - the coach, and Manel - the brother) in front of the Samallen (purple boat over Mariana's shoulder).

And here's a picture of Dover Castle

Dia 6 está de fora!!!

Acabei de receber um telefonema do meu piloto. Quando pensei que ele me ia dar o programa das festas para amanhã, não, disse que amanhã está fora de questão. Apesar de o vento estar mais favorável, a verdade é que marés e vento conjugados fazem com que amanhã ainda não seja o melhor dia. Enfim, vamos esperar, e apesar de termos ficado de certo modo desanimados, o que é certo é que se ele diz que ainda não devemos saír, é porque não está bom.
O Pedro e o Manel já tinham preparado uma data de sandwiches com um aspecto divinal (queijo e fiambre, bacon e frango). Vão ter de esperar no frigorifico mais um dia.

O que o Fred meu piloto me disse é que amanhã me liga de novo ao fim do dia e que 5ª feira é mais uma boa possibilidade.

Temos de ser pacientes e continuar a torcer.

Obrigado por todos os comentários e mensagens que me têm enviado e cá fico à espera de mais para me darem força.

Entretanto hoje fomos tratar dos últmos preparativos em Folkestone (a Mariana, o Manel e o Pedro estavam desejosos de ver o barco que os vai levar), e comprar algumas coisas para o frio. Eles não se lembram que eu vou estar 10 horas seguidas ou mais dentro de água fria só de fato de banho e por isso acharam que tinham de se preparar mais para o frio e possível chuva. Apanhámos os saldos e até calças da neve comprámos a preços excelentes.

Agora já não têm desculpa :)

Deixo-vos algumas fotografias de hoje que tirámos em Dover (na praia), do Castelo de Dover e as ultimas são do meu barco de apoio e uma minha a saír do Pub onde ha uns dias me encontrei com o Fred e o Keith.



Espero que gostem.


Até amanhã


Miguel

Live from Dover Harbour

Esta é o primeiro post nas margens do Canal!
O Miguel está a fazer mais um treino e, enquanto esperamos, decidimos testar a placa de banda larga da TMN que levaremos no barco durante a travessia. Está a funcionar! Se não houver nenhum problema de rede a meio do Canal, vamos conseguir ir actualizando o blog para que todos acompanhem "em directo" o nosso Miguel!
Manel

The Countdown Begins

Well according to our pilot, Fred Mardle, things will start early tomorrow morning, around 6am on a beach near Folkestone. according to Windguru (Miguel stuck the graph on the post below) the winds will be more breezy that morning and will fall throughout the day.

Yesterday Miguel and I went to Dover in the morning and bumped into Mike Read, the King of the Channel (he has crossed the Channel over 30 times, in a multitude of directions as I understand it!) - photo also on the post below - and then we met up with a gaggle of Official Observers nearby, Keith Jeffries, Joan Metcalfe and Montserrat Treserras.

Everyone is so friendly and encouraging! It's a fantastic atmosphere.

Meanwhile today has been a busy day. Miguel went for a soft training session at the end of the morning and then we drove down to Folkestone and had a look at the Samallen, Fred's boat, and pottered around doing some shopping and getting everything ready for an early start tomorrow. We are just waiting on Fred's confirming phonecall around 8pm to pack our bags and have an early night.

Spirits are high and Miguel is quietly confident. I do believe that he has done everything he could possibly do to prepare himself for the crossing - the rest is in the hands of the Gods!!

4 de agosto de 2008

A Equipa está completa.

Já cá estamos todos. O Manel mano chegou à hora do almoço e o Pedro coach ao fim da tarde.
Agora é só esperar.

De manhã a Mariana e eu fomos para Dover e antes de treinar estivemos à conversa com o quartel general da CSA. Ainda encontrámos o Mike Read e tirámos duas fotografias para a posteridade (aqui vai uma da Mariana, Mike Read e eu). Depois de boa conversa lá fui para a água. Estava um pouco mais fria que o costume mas parece que o vento quer finalmente acalmar. Para já ainda está força 4 e 5 o que torna impossível qualquer tentativa. No dia 6 o site do windguru já dá forças 2 e 3, o que já me dá para me atirar para a água e só parar no lado de França. Podem ver no quadro que copiei do windguru (o que interessa é verem o wind speed, o resto é temperatura exterior e percentagem de nebulosidade):

Claro que tudo isto é relativo e o vento pode pregar partidas a qualquer momento, não só em termos de força como também em termos de direcção. Mas vamos ver se as previsões se aguentam.

Acabei de falar com o meu piloto que me vai telefonar amanhã às 20h pois nessa altura é mais perto e poderá dar uma ideia mais certa para a possível saída no dia 6. Ele não está nada preocupado e só diz para eu deixar nas mãos dele. Acho que é o que vou fazer e para além de Deus é nele que tenho também de confiar. O Fred é o piloto actualmente com maior experiência e parece que é o único que no barco nem GPS tem. Ele é de facto um castiço, apesar de não perceber a maior parte do que ele diz.
Para já estamos com hora pensada para as 6 da manhã, mas pode ser antes ou depois. Só acredito quando começar. Até lá são só previsões.
Amanhã pode ser o ultimo dia de preparação e descanso. Wish me luck!!!

Miguel

Back in Blighty

Hello!!
I arrived yesterday evening after a very uneventful and calm journey, to a rather wet and chilly Canterbury. Miguel and some Portuguese friends, Marta and Diogo and their baby son Tomás, met me off the bus and we had a very pleasant evening with dinner at Wagamama's and then miguel and I came home to Pipa's student house - what a step back in time to studenty type flats!!
Today the sun is shining and we are off now to Dover.
I'll write more later because I do, as usual, have lots to say!

3 de agosto de 2008

Já tenho companhia!!!


Pois é, já não estou sozinho. A Mariana chegou hoje no autocarro das 18h50m, vinda de Londres.

Hoje o dia tem relativamente pouco para contar, daí ter começado quase pelo fim.

Depois de 1h20m de treino e de uma fotografia com o "King of the Channel" para a posteridade, vim para casa e arrumei tudo um bocado para receber a Mariana. Almocei, tomei um bom banho (a água do mar é muito mais salgada aqui do que em Portugal) e preparei-me para rever o meu amigo Diogo Souza Monteiro, a mulher Marta e o bébé Tomás. Foi bom estar na conversa com o Diogo. Depois fomos à missa em St. Thomas Roman Catholic Church às 18h e mal a missa acabou tinha uma chamada da Mariana a dizer que já estava na estação de autocarros. No meio de uma daquelas chuvas molha parvos ainda fomos os 5 jantar ao Wagamama, que é um restaurante de comida basicamente tailandesa/Japonesa. Foi muito bom e tivemos uma boa conversa todos. Obrigado Diogo e Marta pelo jantar!!!

Agora já estamos em casa, arrumámos as malas da Mariana e vamo-nos deitar.

Entretanto já falei com o Manel meu irmão que chega amanhã, que me disse ter a placa gentilmente cedida pela TMN com a qual esperamos poder-vos dar detalhes durante a travessia. O nosso problema agora é que o nosso computador só tem autonomia de bateria para cerca de 2 horas. Ora, ou eu faço numa velocidade supersónica a travessia ou então o computador já não chega nem a meio do caminho. Enfim, vamos ver o que arranjamos.

Agora é tempo de descanso.

Até amanhã

Miguel e Mariana

Obrigado Pai pela companhia e boa cavaqueira.

(Mais uma mensagem do meu pai, que, na sua necessidade de escrever me tem vindo a dar imensa força e me vai contando histórias como sempre fez e me habituei ao longo destes 33 anos)

Meu adorado Miguel

Mais uma cavaqueira. Hoje fiquei abismado quando li que a percentagem dos que conseguiam fazer a travessia da Mancha andava pelos 10%. E dei comigo a pensar - este meu vício de pensar - que é de facto extraordinário ter um Filho que se propõe fazer uma coisa desta dimensão. Fico num misto de admirado e orgulhoso. No bom sentido.

Ainda bem que Deus me deu Filhos que pensam grande, e tu, meu querido Miguel que não só pensas grande como pensas Mais. Acredita em ti e atira-te, para vencer. Estamos rodeados de gente que pensa curto, que pensa pouco. Que é pouco. E de facto esta vida é demasiado curta para ser pequena.
E tu meu Filho não te contentas com uma vida pequena, queres Mais.

Como sabes, o Pai quando era pequeno viveu em Gôa, com os Avós, e quando lá estava houve a coincidência de haver uma festa, cuja periodicidade era de dez em dez anos, tantas as horas que pensas levar, a levar o teu sonho por diante. Mas já estava a divagar; é que essa festa era para celebrar S. Francisco Xavier, o Apóstolo das Índias, o Apóstolo dos Gentius, que ainda hoje é venerado por gente das mais variadas etnias e religiões. Porque para essa gente do Oriente, ele era mais do que um padre Católico: ele era, sobretudo, um Homem. Ora sabes qual era a divisa dele? simples: Mais! Mais! Mais!
Ele era de uma família de Navarra e como tu também tens uma costela de Navarra, nos teus antepassados, até posso pensar que é por isso que se calhar a tua divisa também tem sido, de certo modo, Mais! Mais! Mais!.
E até parece que o número dez começa a ser para ti, simbólico, pois este Homem, quando foi chamado por Deus, tinha 46 anos. Ora 4 e 6 são dez. Outra vez o número dez que será o teu número da sorte para que o Poseidon, ou Posídon de que alguém já te falou para o teu blog, resolva acalmar o mar para que as condições te ajudem. E mais, 10 noves fora, é igual a 1. E a verdade é que vais sòzinho a nadar as tuas dez horas.
E ele era irmão de Zeus, o rei dos reis. E a verdade é que, dizem as lendas, quando ele surgia no seu carro doirado, com cavalos brancos com cascos de bronze e crinas de oiro, as tempestades amainavam.

Mas o nosso Deus não usa destes carros, nem é dado a estas fantasias. Será tão somente o teu guia, aquele que, quando mais por ele te sentires menos apoiado, é com certeza quando ele te pega ao colo e dá por ti as braçadas.

Acredita meu querido Filho que vais conseguir chegar ao outro lado. Porque o outro lado és sempre TU, nessa tua fome de seres e de te afirmares pela diferença, de não andares pela mediocridade, mas pela procura da excelência.

Dorme bem e sonha com esse mar, donde no fundo vieste, quando a Mãe te gerava no lago que trazia dentro dela para que tu respirasses e um dia nascesses.
O Mar não te é estranho. Nasceste nele e dele. E se eu e a Mãe chorámos quando te vimos nascer desse mar interior, numa alegria imensa, vamos de novo chorar a alegria de te ver sair desse outro mar, algures em França.

Um beijo do tamanho desses mares.

Pai

all packed and ready to rumble

Hurray hurray!
I have managed to pack a case with all the necessary items and lots of extras without going overweight (baggage wise I mean!)
In just a few short hours I will be jetting off to join Miguel and then the reality of this whole adventure will really hit home.

More from Canterbury tomorrow!

2 de agosto de 2008

Um dia mais descansativo - a Dover Regatta


De facto hoje foi um dia calmo. Acordei cedo e fui para Dover depois de uma pequeno almoço reforçado. Cheguei a Dover por volta das 10h e vi logo toda a animação que ronda estes dias da Dover Regatta http://www.doverregatta.co.uk/. A Marine Parade de Dover (tipo o nosso paredão entre Estoril e Cascais mas mais largo e curto), enche-se de tendas das mais variadas actividades. Desde artesanato a bugigangas, passando por tendas de alimentação, de churrasco a frutos secos e a compotas, há de tudo um pouco. Vêm comercaintes de França e acho que ainda vi uns alemães. Mais longe há tendas dos Comandos e da força aérea inglesa com várias actividades (escaladas, baptismos de voo etc...). Ainda pude ver demonstrações de cães salvadores (chamam-se Newfoundlands Dogs). Excelentes nadadores!! Não sei algum já atravessou a Mancha :)

Depois de uma ronda geral fui directo à tenda da Channel Swimming Association, onde conheci várias pessoas ligadas á Associação, incluindo, como vos disse, o ex nadador olímpico Mike Read que é "King of the Channel" e Presidente das Associação. Muito simpático!!!

Na tenda estavam vários quadros de fotografias, estatísticas e curiosidades na história desta Associação que é a única reconhecida para homologar todas as tentativas. Existe uma outra associação fundada há cerca de 6 anos, que tem levado muita gente, mas suspeita-se que não no verdadeiro cumprimento das regras.

Fiquei bastante tempo a ver as estatísticas que de facto são muito interessantes. Não me lembro exactamente dos números por isso não vou divulgar aqui, mas sei que no novo site da CSA vão entrar este números e curiosidades.

Depois de estar na conversa fui treinar mais uma vez para a "máquina de lavar" do Porto de Dover. Estavam vários nadadores a treinar. Mas mais uma vez o vento e a chuva não deram tréguas. Ao fim de 40 minutos tive de saír da água porque iam começar actividades com regatas e corridas de barcos e era necessário começar a montar percursos na zona onde estava a nadar. Enfim, foi um treino mais pequeno mas não me preocupo porque agora devo começar a reduzir o tempo de treino a pensar mas é em descansar.

Pois foi isso mesmo que fiz. Antes de ir buscar o carro ainda comprei numa das bancas de comerciantes de origem turca, uma boa variedade de frutos secos (importantes para a travessia porque têm imensa energia), e assim escuso de ir a uma supermercado onde há menos variedade e quase todos são com sal.

Cheguei a casa, fiz um bom almoço, e pelas 16h deitei-me a ler. Adormeci e só acordei pelas 19h. Tinha combinado com uns amigos que vivem aqui em Canterbury, o Diogo e a Marta Souza Monteiro, um encontro, mas com esta sornice acabei por não me chegar a encontrar com eles.

Mas amanhã já temos encontro marcado.

Agora vou-me deitar que amanhã há várias actividades.

Até amanhã

Resumo Histórico da Travessia do Canal da Mancha (cortesia de osonhodamancha.blogspot.com)


Desta vez vou aproveitar o que está feito pelo Nuno e disponibilizar também um resumo hiostórico desta enorme travessia.


O homem que deu início a esta loucura da Travessia do Canal da Mancha foi o comandante Matthew Webb (na foto), um marinheiro musculoso que, em Agosto de 1875, cumpriu a distância em 21 horas e 45 minutos.A sua rota em ziguezague acabou por ficar em 39,5 milhas, oportunidade em que o Presidente da Câmara de Dover declarou: "Não acredito que, na história do mundo, se volte a realizar tal feito."A história deu-lhe razão ao longo de 36 anos, apesar de nesse interregno, outros 70 bravos terem tentado a sorte. Mas, em 1911, T. W. Burgess conseguiu igualar a proeza. Doze anos depois, seguiu-se mais um sucesso, desta feita conseguido por uma americana perseverante, Henry Sullivan, que nadou durante 26 horas e 50 minutos.Na década de 20, o desafio pegou, incentivado por um prémio de 1000 libras. Dorothy Logan arrebatou a quantia, limitando-se a nadar despreocupadamente para fora da vista, até um barco que a aguardava e que depois a transportou até próximo da costa francesa. Após este incidente, constitui-se a “Chanel Swimming Association”, para estabelecer as regras.A Travessia do Canal, que fica entre a França e a Inglaterra, deve começar em praias e terminar em praias ou em rochedos. Os nadadores têm direito a receber alimentos durante a prova, mas não podem tocar no barco ou em mãos que os auxiliem.O único equipamento permitido é roupa de banho não-isotérmica, touca, óculos, vedadores de narinas, borrachas para os ouvidos, óleos e um bastão luminoso à noite.A distância em linha recta é de 34km, mas os nadadores percorrem sempre uma distância maior devido às correntes. A temperatura da água é muito fria, sendo a média de 14 graus Celsius.Nos heróicos, mas pouco científicos, velhos tempos, os nadadores comiam de tudo, desde pudim de arroz a frango assado.Oficialmente menos de 10% das tentativas de Travessia do Canal tem sucesso e apenas cerca de metade dos nadadores que fizeram a travessia, receberam o certificado oficial, dado pelo Channel Swimming Association, que fiscaliza todas as travessias do canal.

My husband the Hero

In the UK there is never much media bustle about people swimming the Channel, this because every year dozens of loonies swarm to the Dover coast from all points of the globe, to attempt solo or relay crossings.
Here in portugal however it is a big thing! Miguel and Nuno will be the first Portuguese to attempt swimming the English Channel since the 1950's, when portuguese marathon swimmer Baptista Pereira had two successful swims, 1954 and '59, and was even holder of the world record for some time (then at over 12hr, the record at the moment is 6h57m).
It has been great for both their sponsors and partners as well as for the causes they support, to have such intensive media coverage. It has also lead to them having such a broad base of support that I, for one, am sure that Miguel feeds off of the encouragement he receives at the times when his arms begin to tire and the cold really starts to set in.
Today I had to see an itchy dog (I am a veterinarian) and the owners proudly told me when they arrived that they had been listening to one of Miguel's radio interviews on their way to the practice.
then I went by the jewellers to get our little nephew Filipe a baptism present for the 15th and the shopowner (and one of the clients who was waiting) said straight away,
"I saw you the other day - on the news! Your husband is a hero! I can't believe anyone would want to try doing something like that!"
"He is a real sportsman! Tell him we are all wishing him the best of luck."

So thank you everyone for all the support you have shown, all the fingers crossed and well wishing will be sure to lift his spirits when things start to get rough (which we know they will). His success belongs to all of you as well.

And some more in English

Hi guys!
Well it looks like we can start mentally preparing ourselves for an early start on the 6th of August - an auspicious day with lots of birthdays of people that I like!!
Miguel had his first trainign session in Dover harbour this morning. The water was alright temperature wise but the wind apperently stirred up the water like the rinse cycle of an old washing machine - and that at force 5 (which apparently correlates to Force 6 or 7 in the middle of the Beast!). So no one crossing today.
Although the wind is set to drop after the weekend it appears that the break will only be temporary so the best time to go would really be the 6th. suits me fine as that then leaves the 7th for general recovery and the remaining 3 days for popping about southern England visiting people for BBQs!!
So far everything has gone smoothly except for the Language barrier. During our 6 years of marriage I have really made sure Miguel practises his English regularly and even taught him a thing or two about accents (Donald wher's yer troosers and that sort of thing). However Miguel still finds his boat pilot completely unintelligible and is probably coming across as a bit of a moron by blankly nodding and agreeing to everything Fred says.

Now I am going to bed. It is too late to think of anything humurous to say and I have no pictures handy for posting so TTFN!!

1 de agosto de 2008

Para o Miguel, do Pai

Meu querido e adorado Miguel.
Estava para aqui a pensar na Vida, e nos Homens que tantas vezes não a sabem viver. E a questão põe-se-me: porque será? E lembrei-me de um provérbio chinês que diz mais ou menos isto: "ser homem é fácil, basta ter-se nascido homem; ser Um Homem é muito mais difícil"!
É isso! a maioria dos homens não são mais do que uns legumes, ou uma outra espécie qualquer dessa flora que vais encontrar durante o percurso que vais fazer, entre duas terras com usos, costumes, línguas, maneiras de ser e de estar tão diferentes, separados por essa fronteira que se chama Canal da Mancha, e que se por um lado os separa, por outro lado os une. Como qualquer fronteira.
E isto porque há que ver sempre a outra face da moeda. Se por um lado vais ter que lutar contra o cansaço e o frio, por outro lado vais ter o prazer de fazer o que outros gostariam de fazer mas a isso não se aventuram, ou sentires o calor interior de te saberes a ultrapassar as tuas próprias forças, de te venceres a ti mesmo e ir com aquela "vontade que te amarra ao leme", de que também fala o Pessoa. Vais ter dificuldades, claro que vais ter, se calhar até vais ter a tentação de parar. É humano!
Mas tu meu adorado Filho, és da estirpe daqueles que conseguiram ser grandes e vencer.
E voltando ao Pessoa "o que basta acaba onde basta e onde acaba , não basta". O General Pereira d'Eça, uns dos ídolos da minha juventude, quando no princípio do século vinte se viu quase perdido, nas campanhas dos Dembos, no Norte de Angola, perante não só a desporporção de forças, como a doença e o mau tempo, chamou à sua tenda o seu Estado Maior. Quando todos esperavam um qualquer discurso arrebatado ele apenas lhes disse: "meus senhores, chamei-os aqui para lhes comunicar que bani do meu dicionário a palavra dificuldade. Podem retirar-se". E venceram, escrevendo mais uma página da nossa gloriosa História.
E também eu, quando estive na Guerra em Moçambique me alimentei, entre outras coisas, de uma frase que por lá tinha sido posta a circular: "Herói é aquele que aguenta mais um minuto". Penso que esta frase é de André Malraux, que foi herói na guerra e depois ministro da cultura de De Gaule.
Já és meu Herói, Miguel, mas já agora, aguenta lá mais um minuto!
Meu querido e adorado Filho, como dizia um grego, Píndaro, nas suas Odes "não aspires ao absoluto, mas esgota as fronteiras do possível". E o teu possível é muito, sobretudo se o compararmos com o tão pouco de tantos que a toda a hora nos rodeiam.
Sê tu, meu Filho, nessa luta que vais travar com o mar imenso, como se não fosses mais que aquele rapazinho, o David, que apenas com uma funda derrotou o imenso e feroz Golias.
A humildade é o que mais força te vai dar para ires em frente e só parar do outro lado da Mancha, do outro lado de ti, neste desafio que fazes, mais do que ao mar, mas a ti próprio meu Filho. E lembra-te que ser humilde é ser terra e ser homem, e seres Tu, como te sei e te sinto. E, por companhia leva Deus. Dentro de ti, e nesse horizonte que não vês, mas onde Ele lá está à tua espera.
Vou-te escrevendo, nesta forma de te ir fazendo companhia, nesta cavaqueira que só tem quem se ama de verdade.
Um beijo tão grande como esse teu sonho
Pai

Mariana!!! Preciso de tradutora!!!


E eu que penso sempre que o meu inglês é bom ou pelo menos bastante aceitável, hoje foi um enorme sacrificio para entender o meu piloto, o Fred. Como vos disse encontrei-me com ele e com o Keith num Pub no Porto de Folkestone (na foto), qu fica a cerca de 20 kms a sul de Dover, que é onde o Fred tem o barco, e aliás mais 4 dos pilotos da CSA. Só dois têm o barco na Marina de Dover. Falámos de tudo o que podiamos em relação às travessias e eu pude esclarecer todas as minhas dúvidas. Eles são uns gozões do melhor. O Fred com 63 e o Keith com 64 anos, são uma dupla engraçadissima. O pior foi entender o Fred, um pescador com um cerrado sotaque de não sei de onde (espero que a Mariana o consiga entender). Felizmente estava também o Keith e por isso a conversa ficou bem mais fácil.

Enfim, eles estão a apostar no dia 6, pois, segundo as previsões há uma ligeira aberta e o vento acalma um bocado. Os dias seguintes não são grande coisa outra vez. Vamos ver se as previsões são acertadas uma vez que no Canal o tempo pode mudar de repente. Par terem uma ideia ontem caíram umas boas cargas de água e hoje o dia estava lindo, sem uma nuvem.

Ora, se tudo começar a acontecer no dia 6, vai começar cedo, por volta das 6 da manhã terei de estar no Porto de Dover. Daí vamos para uma praia, que não será Shakespeare Beach como eu sempre tenho dito, mas num outro ponto de que não me lembro agora o nome mas que de acordo com ele é muito mais favorável. Espera-nos (a mim que nado mas também a toda a tripulação) um dia cheio.

Só espero que as previsões deles estejam correctas para eu ficar já despachado.

Amanhã vou estar em Dover cedo pois começam os festejos em torno da "Dover Regatta" http://www.doverregatta.co.uk/, e assim vou poder conhecer toda a gente da CSA, incluindo o Michael Read (que ostentou o título de King of the Channel entre 1979 e 2000, e de novo desde 2004, pois atravessou o Canal, de acordo aqui com o meu livro, 33 vezes). o Quê? Não perceberam? Sim 33 vezes!!!!

Fiquei também a saber que a Channel Swimming Association vai ter um novo site a partir da próxima semana. Até que enfim, porque o que existe agora está muito pouco actualizado e é um site muito parado e com ar antiquado.

Amanhã conto-vos mais coisas.

Até amanhã


Miguel


Ps. Tenho lido todas as mensagens que me têm deixado. Fiquem a saber que têm sido uma excelente companhia.


1º treino


Cá estou para vos dar as primeiras noticias sobre o meu primeiro treino em Dover Harbour (na foto num dia bom). Entrei para a água às 11 da manhã, mais tarde do que queria. O atraso ficou a dever-se ao facto de a essa hora estarem vários nadadores a treinar e por isso acabamos por estar a falar com imensa gente. Acabei por fazer cerca de 1 hora e 20 minutos de treino com água bastante razoável em termos de temperatura, mas com um vento extremamente forte. Dentro do Porto, portanto mais abrigado, estava vento de força 5 e o Keith (aquele com quem me vou encontrar hoje à tarde) disse-me que no Canal deve estar força 6 a 7. Impossível mesmo com essas condições alguém saír para o mar. Com tanta onda parecia que a certa altura estava quase numa máquina de lavar. Pensei se não deveria tomar um comprimido para o enjoo, mas acabou por não ser preciso.

Até já.