15 de dezembro de 2011

Nas Jornadas de Desporto de Aventura

Cartaz das Jornadas

No passado dia 26 de Novembro fui a Barcelos para um encontro com os Amigos da Montanha, para um dia de Jornadas de Desporto de Aventura em que falei das grandes travessias mundiais a nado. Uma oportunidade para conhecer ou rever mais uns grandes aventureiros. um dia muito bem passado.
Obrigado à organização e em especial ao Pedro Alves e ao Carlos Sá.

Com o João Garcia e o Carlos Sá, dois já bons amigos e grandes aventureiros

7 de setembro de 2011

Vídeo treino 21.07.2011

Miguel Arrobas Training - 21/07/2011 from olabemestar on Vimeo.

Um dos treinos de preparação para o verão. Obrigado ao meu patrocinador Olá Bem Estar e às bebidas Cellagon que muito têm ajudado.
No final deste treino um caçador submarino armado até aos dentes e com um fato até à cabeça perguntava-me espantado como é que eu não tinha frio se ele, mesmo com aquele fato grosso estava já gelado. Respondi-lhe que também não sabia, mas era uma questão de atitude :). Ou será do Cellagon?

19 de junho de 2011

7h46m

Foi o tempo final e oficial da prova. Dentro do que me tinha proposto. 7º lugar da geral e 5º masculino.
Amanhã mais detalhes

17 de junho de 2011

Link para me seguirem no dia da prova de Manhattan

É este o link (clicar)

2 dias para a travessia a nado à volta de Manhattan - como foi o dia

Pois é, já estamos na noite de 5ª feira e o dia de hoje voltou a ser uma correria. Logo de manhã fui para o meu treino em Asphalt Green, uma centro desportivo na York Street entre a 90th e a 91st Street. Uma hora de treino com mais 34 minutos entre metro e caminhadas para voltar de novo a casa. Mal cheguei voltámos a saír para ir a Newark onde nos esperava em primeiro a equipa da SIC e mais tarde a RTP. O João Machado da SIC antes de começar qualquer entrevista convidou-nos para almoçar num dos bons restaurantes portugueses da cidade de Newark, a "Casa Seabra". Um bom bife à portuguesa depois fomos aos estúdios e daí para um dos jardins da cidade para filmar a minha passagem por esta terra tão portuguesa (são cerca de 37000 os portugueses que aqui vivem). Uma boa conversa com este jornalista de trás-os-montes radicado em Newark há já 17 anos.
Depois foi a vez da RTP onde o José Nunes e a sua mulher nos levaram para Liberty State Park, onde pudemos desfrutar de uma belíssima vista sobre Manhattan. Aí fizeram a entrevista tendo como pano de fundo o Rio Hudson e toda a cidade.
Já que ali estávamos apanhámos um ferry que nos deixou em North Cove (este é o local de onde os barcos de apoio saírão no dia da prova) e foi bom pois deu para ter uma boa perspectiva do Rio Hudson. Mais caminhada até ao Metro e depois para casa onde chegámos por volta das 18h30. Nem deu para aquecer, pois foi o tempo de tomarmos um banho e ir até ao Harvard Club, onde fomos convidados para uma recepção para antigos alunos e amigos dos United World Colleges (Movimento que ajudei angariando bolsas para alunos portugueses com as minhas travessias do canal da Mancha e do Estreito de Gibraltar) - Vejam aqui o site português dos UWC . Agora descanso até amanhã para, por volta do meio dia, termos o início da reunião antes da prova com a organização do NYC Swim (acho até que nem sequer vou treinar).
Aqui vão algumas fotografias da entrevista de hoje onde podem ver um bom plano de Manhattan e do local da partida no sábado.

16 de junho de 2011

A tradição das cartas do meu pai antes de qualquer das minhas travessias

Meu Querido e Adorado Miguel

Já há uns tempos que não te escrevia por causa das tuas aventuras, mas pelos vistos nunca é tarde para recomeçar. Depois das aventuras no mar e no deserto, agora numa ilha, ou à volta dela, com toda a carga mítica que as ilhas sempre tiveram no nosso imaginário, ou não tivesse Thomas More dado o nome de Utopia a uma ilha.

Curiosamente essa ilha de Manhattan, é um dos 5 distritos de Nova Yorque, que é claro que já todos têm nomes mas a que não ficava nada mal passarem a ter os nomes dos teus 5 Filhos.

Depois, se no dia 18 vais nadar 52 quilómetros, fico a pensar que 5+2=7, o que na numerologia pitagórica é o número da perfeição, além de também ser curioso, ires correr no dia 19, o NOSSO dia, 8 quilómetros, o que na numerologia pitagórica é o número da transcendência.

E que te transcendas, meu Filho, mais uma vez, já agora acompanhado com a música de George Gershwim, o compositor novaiorquino, que nasceu em Setembro, como tu, e no dia 26, de cujos dígitos somados também resulta o 8, o tal da transcendência, que se continua, porque Jacob Gershowitz (era assim que ele se chamava como judeu suíço) nasceu em 1898, e de que fazendo mais uma vez os noves fora também dá 8 de novo.

Tens portanto tudo a teu favor, e já agora, pelos menos enquanto estiveres no azul do mar, que George Gershwin te acompanhe com a famosa "Rhapsody in Blue", e que, continuando mais uma vez com as curiosidades, lhe foi encomendada pelo maestro Paul Whitman em 1924, de que volta a surgir, noves fora, o 7, da perfeição do dia da tua prova como primeiro português a fazê-la.

E, não sei se sabes que o Gershwin esteve quase para recusar fazer a obra, mas fê-la porque teve o incentivo de um irmão. Só faltava que esse irmão se chamasse Manel, mas não sei. Mas que tens sempre o teu Irmão Manel ao teu lado, isso já sei.

Na estreia da peça estava gente do melhor entre eles Stravinsky, Rachmaninov e Stokowski, três, como são três os meus Filhos que adoro. Como é o três a conta que Deus fez.

Não percas ir à 5ª Av. visitar o museu Guggenheim, desenhado pelo Frank Lloyd Wright, talvez o museu mais visitado em Nova Amesterdão (era assim o primitivo nome de Nova Yorque, quando fundada pelos holandeses), mas não só pelo extraordinário acervo de pintura, não, mas porque o primeiro nome dele era Solomon, e espero que tenhas a força salomónica para fazeres mais esta prova, mesmo com essas luxações nas costas.

Depois, que nunca te esqueças da frase estafada de que por trás de um grande homem está sempre uma grande mulher, a Mariana, do hebraico, graciosa+gota+água, ou graciosa gota de água, o que no caso que tanto nos é querido, não pode ser mais bem aplicada.

E como li algures, "ante uma situação complicada, não há soluções complicadas, pois de duas uma: ou não há solução ou a solução é simples". E tu nunca és o problema, és sempre a solução.

Como vives em Colares, lembra-te do que está escrito a separar o concelho de Sintra do de Cascais : "leve Colares no coração". Sim meu adorado Filho, e que os colares que leves a embelezar-te ainda mais o teu coração, sejam feitos com contas deste imenso amor que todos nós por ti temos.

VENCE-TE, e se conseguires VENCE.