18 de maio de 2009

Desilusão Tunisina.



De malas aviadas e prontos para partir para a Tunísia, qual não foi o meu espanto quando ontem à noite recebi umas mensagens da Mallory Mead (a nadadora Americana convidada) que continham um email de parte da organização Tunisina do evento a desmarcar tudo! Já estranhava tanto silêncio da parte do Nejib Belhedi que há 3 semanas andavamos a perseguir para tentar saber em que vôo é que estavamos marcados para voar. De facto não se percebe porque é que não nos poderam avisar com mais antecedência desta decisão. No seu email o Nejib passa as culpas para o Ministro do Desporto alegando que não estavam preparados para receber uma delegação de tão "elevado estatuto" como a nossa (palavras dele). Difícil de compreender esta atitude dado que há já mais de 7 meses que se andava a combinar o evento sabendo já quem ia e quais as datas - porquê só avisar com menos de 48 horas da nossa partida?
Se não fosse tão irritante seria de apreciar o humor absurdo da indignação do segundo email do Nejib, em resposta às cartas furiosas do Mike Read (Presidente do Channel Swimming Association) e da Mallory (que ficou a perder muito com isto - dinheiro, trabalho e a possibiliade de participar noutra grande travessia esta época) pois neste o Nejib refer, e realça utilizando fonts e cores diferentes, que não se trata de um cancelamento mas sim de um adiamento. O que ele espera da nossa parte (para além de uma compreensão que até a Madre Teresa de Calcutá teria dificuldade em ter) e que estejamos prontos para quando o Governo Tunisino nos quiser receber!! Ora que vá ele meter mais água e que tenha bom proveito!

Entretanto espero poder dar-vos mais e melhores notícias de novas aventuras em breve.


The Tunisian Disappointment in English:
Here we were, bags packed and tying up loose ends before our trip to Tunisia when, close to midnight last night, we received a message from Mallory Mead (the American swimmer who was also a part of the group) alerting us to the fact that not all was rosy. She sent us the emails she had received so far from Nejib Belhedi which cancelled the whole trip. We couldn't believe it!
Ok we had found his silence strange, after all we had been chasing him for almost 3 weeks trying to get our flight reference from him but we had also confirmed that day with BA that we had reservations made on those flights! So why couldn't they have given us a little more notice?!
In his email Nejib passes the buck on to the Minister of Sports and claims that they felt that they were not fully prepared to receive a delegation of "high respectuous persons as world CSA LTD champions " (his words, not mine!). Although this explanation is tough to swallow considering that the planning, dates and elements of the delegation had been decided upon about 7 months ago - so why call it all off with less than 48hours notice?
Were it not so infuriating one would have to laugh at the absurdity of Nejib's indignant responses to Mallory and Mike Read's (President of the CSA) blistering emails to him, where he highlights (literally) that this is not a cancellation but a delaying of the event. So all he expects from us, apart from the kind of understanding saints would have trouble with, is to be ready to go out to Tunisia and do our thing at the drop of a hat when the Tunisian Government feels that it is up to receiving us in a manner that will allow"aspiration of TUNISIA to have the best world look".

Good luck to them with that!

Hope for more and better news soon.

11 de maio de 2009

Dialogue Across the Seas Project 2009


Travessia Ilhas Kerkennah a Sfax (Costa da Tunísia)
21kms


Incluído no Projecto “Dialogue Across The Seas Project 2009”, esta é a minha próxima aventura.

Com mais outros nadadores de outras nacionalidades, pretende-se fazer a ligação a nado de 21 kms entre as Ilhas Kerkennas e a cidade tunisina de Sfax (2ª cidade mais importante da Tunísia).
Este é um projecto no qual fui incluído pelo facto de no ano passado ter sido o mais rápido na Travessia do Canal da Mancha. A Channel Swimming Association que organiza as travessias na Mancha, tem vindo a criar parcerias com vários países do magrebe visando a promoção das águas abertas naqueles países. Para saberem um pouco mais sobre este projecto vejam em: Projecto Dialogue Across the Seas Project 2009


Comigo foram também convidados outros nadadores que já fizeram a travessia do Canal da Mancha: O inglês Chris Sheppard (Inglês mais rápido em 2008 na Mancha), a Escocesa Jane McCormick (que fez a Mancha em 2005) e a americana Mallory Mead (que além de ter sido a mulher mais rápida em 2008 na Mancha foi ainda 4ª da geral na mítica travessia à volta de Manhattan em 2004).

A travessia como em qualquer outra ficará a aguardar condições meteorológicas favoráveis, mas acho que estará feita algures entre os dias 22 e 26 de Maio.

Ilhas Kerkennas
São um grupo de ilhas situadas a cerca de 20 kms da costa leste da Tunísia, no Golfo de Gabes.


Sfax
Cidade localizada a 270km sudeste de Tunis. Foi fundada no ano 849 sobre as ruínas de Taparura e Thaenae. É a capital da Provincia de Sfax, e um Porto do Mediterrâneo no Golfo de Gabes. Sfax tem uma população de 340,000 habitantes (2005). É descrita como a segunda cidade da Tunisia apenas atendendo ao número de habitantes.

4 de maio de 2009


A PRIMEIRA AVENTURA DE 2009



O nadador português Miguel Arrobas vai tentar, este ano, realizar as travessias das Ilhas Kerkennah a Sfax, na Tunísia, e do Estreito de Gibraltar, depois de ter sido o mais rápido de 2008 no Canal da Mancha.
"Há partida, a travessia entre Kerkennah e Sfax não tem riscos. São 21 quilómetros em água quente, no Mediterrâneo. A maior dificuldade deverá estar nos ventos e no meu estado de forma que ainda não é o melhor", disse Miguel Arrobas à Agência Lusa.
O desafio inédito entre portugueses, foi lançado aos nadadores que alcançaram os melhores tempos nos cerca de 34 quilómetros do Canal da Mancha, no ano passado. Além de Miguel Arrobas, que obteve o melhor tempo absoluto de entre as 85 tentativas bem sucedidas em 2008, com 9:30 horas, integram também o projecto a norte-americana Mallory Mead, nadadora mais rápida na Mancha no último ano, o inglês Chris Sheppard, que foi o melhor britânico, e outros nadadores tunisinos.
"Vamos disputar uma corrida entre os melhores da Mancha no ano passado e nadadores tunisinos. Ninguém vai querer ficar para trás e, se ficar, pelo menos quero fazer o melhor tempo possível", frisou o nadador português, acrescentando que a aventura tunisina vai decorrer entre 22 e 26 de Maio.
O nadador olímpico em Barcelona 1992 e jurista, de 34 anos, vai tentar repetir, entre 12 e 20 de Julho, o feito de Baptista Pereira, que fez a travessia do Estreito de Gibraltar, em 05:04 horas e 04:34.06 horas, em 1953 e 1956, respectivamente, e de José de Freitas, em 1962, com o tempo de 3:04 horas, que estabeleceram os recordes da travessia.
"Julho é o pior mês para fazer esta travessia, de 18 a 22 quilómetros, que começa na península de Tarifa. Esta zona é dos melhores sítios do mundo para a prática de windsurf e esta é uma altura de vento de levante", explicou Miguel Arrobas. Ainda em 2009, o nadador luso quer tentar uma travessia, também inédita para portugueses, de 35 quilómetros, no continente asiático.