15 de julho de 2010

Travessia do lago Bibane- Tunísia


No passado dia 27 de Junho aventurei-me em mais uma ida à Tunísia, desta feita para realizar a travessia do lago Bibane. É uma Lagoa hipersalina na região de Médenine, no Sul da Tunísia, perto da vila de Ben Guerdane, a poucos Kms da fronteira deste país com a Líbia, tendo a norte a bela Ilha de Djerba. Tem uma superfície de 230 km2. A lagoa tem grandes concentrações de sal e é uma situação de pesca exclusiva. A profundidade média é de 4,06 metros.

Foi uma travessia realizada no âmbito do projecto "Dialogue Across the Seas", o mesmo que no ano passado organizou a Travessia do Golfo de Gabés. Estiveram representados nadadores de Inglaterra, Portugal (eu), Tunísia, Marrocos, Líbia e Síria.

Inicialmente prevista para ser de cerca de 22 Kms, a travessia acabou por ser de cerca de 25/26Kms, em condições não muito favoráveis.

Se estou preparado para o que der e vier a verdade é que nesta travessia tive um outro teste que não estava à espera. Fiquei 4 horas sem comer e apenas bebi 2 vezes água. Tendo em conta as elevadas concentrações de sal daquele local, podem imaginar que não foi fácil.

A organização neste aspecto tem ainda muito a melhorar.

O Percurso começou com uma recta de 5 Kms desde o local de partida, retorno num barco aos 5 Kms até de novo ao local de partida e em seguida uma recta (de recta teve muito pouco mas enfim) até ao outro lado do Lago.

Aqui está a foto da minha chegada ao fim de 5h55m de algum sofrimento e muita, muita fome...

O que valeu foram os Bricks (comida típica da Tunísia) que "ataquei" à chegada :).



Para o ano há mais?