30 de agosto de 2010

Travessia solidária Sines - Porto Côvo




Aproveita-se as férias para nadar e ajudar. Foi o que aconteceu ontem entre a Praia vasco da gama em Sines e a Praia Grande de Porto Côvo. Inicialmente previsto para sermos 3 nadadores, tal como podem ver no cartaz, acabámos por ser 6, já que esta iniciativa sendo solidária atraíu o interesse de mais 3 nadadores que se associaram a esta aventura.


Eu a representar a ANE e como organizador pela Open Water Portugal, o Rodrigo Costa e o Rogério Tavares do Clube Natação do Litoral Alentejano tivemos então a companhia do Mário Bonança do Sporting, do Daniel Viegas do Clube Natação da Amadora e do francisco Freitas dos Pimpões das Caldas da Rainha, concluímos esta travessia em 4h10m12s.

Inicialmente prevista para percorrer 15Kms acabámos por fazer um pouco mais 16,6Kms, já que na ideia de divulgar a iniciativa solidária fomos bem perto da Costa para que as pessoas percebessem na praia aquilo que estava a acontecer, enquanto voluntários nossos amigos iam pedindo apoio às pessoas.

Esta travessia contou com apoio de várias entidades, entre os quais o CNLA, a Capitanis do Porto de Sines (o actual Comandante do Porto já me acompanhou em tempos na travessia Madeira - Desertas em 2006), a Resgate, as Juntas de Freguesia de Sines e Porto Côvo, A Associação de Natação do Distrito de Santarém e a Essência Azul que nos proporcionou a todos uma bela massagem no final.

Esta travessia visou ajudar duas Associações do Concelho de Sines. O Lar Âncora da Santa Casa da Misericórdia de Sines que acolhe crianças vítimas de maus tratos e a a Associação a Gralha - Associação para o Desenvolvimento de Porto Côvo que apoia a população mais idosa da Freguesia de Porto Côvo. Fou um prazer enorme nadar por eles todos e uma motivação extra para nós todos.

Hoje é dia de contabilizar os fundos angariados e tentar dar uma boa surpresa a estas IPSS's.

Para já aqui vão 2 fotos e espero nos próximos dias divulgar mais algumas.









8 de agosto de 2010

A Conquista da Maravilha Natural!

Ontem, dia 7 de Agosto de 2010, o segundo aniversário da grande travessia do Canal da Mancha, o Miguel lançou-se novamente às aguas Penichenses para tentar uma aventura inédita - ligar o Continente ao Arquipélago, nadando da Praia do Baleal até à Ilha da Berlenga.Tomando de frente todas as adversidades, correntes, ondas e vento houve uma feliz coincidência que fez com que o Miguel pudesse contar com a companhia de um "colega" Espanhol. O Christian Andérica, também ele nadador da Mancha e de Gibraltar, foi uma companhia à altura e ambos os atletas se alegraram com as condições favoráveis que Peniche lhes apresentou nesse dia: vento fraco, o sol a brilhar e as ondas, essas ainda grandes com swell a chegar aos 2 metros de altura, redondas e sem grande mareta.
A prova teve o seu início às 13h e 3 minutos, finalizando no cais de embarque da Ilha da Berlenga 5 horas 3 minutos e 13 segundos mais tarde. O dia proporcionou uma multidão de banhistas para se despedirem dos nadadores no Baleal e um "crowd" simpático à chegada da Berlenga, surpreendidos pois esperavam, àquela hora, o barco que os levaria de volta a Peniche.

Não sendo homem para desperdiçar uma oportunidade em que vários órgãos da comunicação social se encontram interessados em entrevistá-lo, o Miguel ontem consegui reunir duas nobres causas como bandeiras desta travessia - em primeiro lugar e como Cara das Berlengas o Miguel voltou a apelar ao voto dos populares pelo Arquipélago da Berlenga como Maravilha Natural de Portugal. A votação termina a 7 de Setembro e poderá ser feita por sms, telefone (760302713) ou online.

A outra causa solidária prendeu-se à sua posição como Embaixador da Saúde da Nova Geração e a sua escolha pessoal de projecto solidário em que, por cada quilómetro nadado pelo Miguel, um
jovem da Casa do Gaiato de Lisboa recebe um exame médico gratuito num dos Hospitais da rede HPP.


Mas não foi só a Travessia completada pelo Miguel que foi inédito neste dia. Pela primeira vez na história da natação de aguas abertas em Portugal uma estafeta de 5 nadadores, convidados pelo Miguel, completaram a Travessia Berlengas-Peniche, chegando ao Porto de Peniche em 4 horas e 53 minutos.
Daniel Delgado; Filipa Tavares; Nuno Felício; José Luís Correia; Manuel Fialho Silva

Assim, a 7 de Agosto, 7 nadadores reuniram-se no mar de Peniche para consagrar as Berlengas como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.







4 de agosto de 2010

Berlenga Maravilha Natural de Portugal

7 Agosto, 7 Nadadores, 7 Maravilhas Naturais de Portugal
Travessia a Nado Peniche - Arquipélago das Berlengas
No âmbito da promoção da candidatura do Arquipélago das Berlengas às “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, decorrerá no próximo dia 7 de Agosto de 2010 a Travessia a Nado Peniche – Berlenga. Miguel Arrobas terá a companhia de Christian Andérica (Espanha) naquele que será o desafio inédito de chegar à Ilha da Berlenga a nado.

Este desafio irá marcar o início das travessias que serão realizadas no âmbito da parceria existente entre HPP (Hospitais Privados de Portugal) e Miguel Arrobas, embaixador da “Saúde Nova Geração”, que visa dar visibilidade ao projecto de responsabilidade social – Nado por Eles – em que cada quilómetro percorrido em travessias, uma criança da Casa do Gaiato de Lisboa terá direito a um exame hospitalar.

Paralelamente a esta travessia, será organizado ainda uma estafeta de 5 nadadores (4 homens e 1 mulher), neste caso no sentido Berlenga – Peniche. O inicio desta prova está marcado para às 9h00 na Ilha da Berlenga, com chegada prevista ao cais da ribeira (Peniche) às 14h00. Os 5 nadadores que irão realizar esta estafeta são Filipa Tavares, Nuno Felício, José dos Santos Correia, Daniel Delgado e Manuel Fialho Silva.

Miguel Arrobas e Christian Andérica, irão partir da praia do Baleal no sábado dia 7 de Agosto, pelas 12h30, com chegada prevista à Ilha da Berlenga, pelas 16h00. A estafeta irá ter início para os 5 nadadores às 9h00 na Ilha da Berlenga, com chegada prevista a Peniche às 14h00. De referir que Miguel Arrobas, já protagonizou em 2007 e em 2008, as travessias a nado Berlenga – Peniche e Farilhões – Peniche.Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Peniche, Capitania do Porto de Peniche, Bombeiros Voluntários de Peniche e o patrocínio dos Hospitais Privados de Portugal (HPP) e Green Pepper.